Determinação do comprimento ótimo de transectos para estimativa de necromassa florestal
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.75.391Palavras-chave:
Biomassa caída, Médodo do intercepto, AmostragemResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes comprimentos de transecto para determinação da necromassa florestal caída sobre o chão. Os dados são provenientes de transectos de 10 metros, medidos durante o teste de metodologia do Inventário Florestal Nacional na Amazônia, Cerrado e Caatinga, e no inventário em Santa Catarina, representando Floresta Ombrófila Mista e Floresta Estacional Decidual. O comparativo do coeficiente de variação, para transectos de 10 a 150 m indica que as maiores alterações desse estimador ocorrem no intervalo de 10 até 50 m, estabilizando-se a partir deste comprimento. A adoção de transectos de 10 m nas tipologias avaliadas é recomendável, pois com este comprimento ocorre uma redução de 35% na distância total de caminhamento em relação aos transectos de 20 m, para obter o mesmo erro amostral.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-07-2013
Como Citar
CARDOSO, Denise Jeton; VIBRANS, Alexander Christian; REZENDE, Alba Valéria; PAREYN, Frans Germain Corneel; FREITAS, Joberto Veloso; ROSOT, Maria Augusta Doetzer; OLIVEIRA, Yeda Maria Malheiros de. Determinação do comprimento ótimo de transectos para estimativa de necromassa florestal. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 75, p. 317–325, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.75.391. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/391. Acesso em: 18 dez. 2025.
Edição
Seção
Notas Científicas
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença