Aplicação do Índice de Tora Podada para Pinus taeda e Pinus elliottii
DOI:
https://doi.org/10.4336/2010.pfb.30.62.119Palavras-chave:
Poda, índice de tora podada, madeira clear, Pinus, lâminas torneadas.Resumo
A avaliação da qualidade da madeira clear produzida em plantações podadas de Pinus é necessária, especialmente, para definir preço e conhecer o potencial de aproveitamento. O índice de tora podada (ITP), valor utilizado no Chile e na Nova Zelândia para caracterizar a qualidade das toras, é função de variáveis mensuráveis de cada tora, como diâmetro com defeitos, diâmetro a 1,3 m da extremidade maior e razão entre o volume do cilindro comum a toda extensão da tora e o volume da cubagem obtido pelo método de Smalian. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso do ITP para toras de Pinus elliottii aos 24 anos e Pinus taeda aos 19 anos de idade, colhidas nas regiões de Ibaiti, PR, e Itapeva, SP. Os valores de ITP não passaram de 2,3, indicando ocorrência de pouca madeira clear nas toras. Isto foi comprovado com o resultado da laminação, em que o volume potencialmente clear em relação ao volume das toras variou entre 52% e 55%, mas 10,3% no máximo foi transformado em lâminas clear. O procedimento de laminação no torno mostrou-se adequado, pois permitiu a medição do diâmetro do núcleo nodoso no instante do surgimento do nó. O ITP mostrou-se aplicável para as condições do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Denise Jeton Cardoso, Julio Eduardo Arce

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença