Dendrocronologia de espécies da Floresta Ombrófila Mista do Município de Candói, PR
Palavras-chave:
Anéis de crescimento, precipitação pluviométrica, temperatura, dinâmica de florestas, Mata AtlânticaResumo
Foi analisado o potencial dendrocronológico de seis espécies da Floresta Ombrófila Mista (FOM).Foram coletados troncos em Candói, PR, em uma área pertencente a ELEJOR, Centrais Elétricas do Rio Jordão,
sendo três a seis indivíduos das espécies: Araucaria angustifolia, Clethra scabra, Cedrela lilloi, Ocotea
porosa, Podocarpus lambertii e Sebastiania commersoniana. Os troncos foram serrados, sendo retiradas amostras à altura do peito, da prancha central, de casca a casca, cruzando a medula, para análise macroscópica. Essas amostras foram secas e lixadas, possibilitando o reconhecimento e medição dos anéis de crescimento. A série climática utilizada foi disponibilizada pelo Instituto Tecnológico SIMEPAR. As árvores apresentavam diâmetro à altura do peito (DAP) variando de 14 cm a 40 cm e, em média, 60 anos e incremento anual médio de 0,6 cm. Apesar do número de árvores ser pequeno, foi possível observar que as condições do ambiente não foram limitantes para as espécies, pois os anéis de crescimento se mostram pouco sensíveis. Entretanto, as condições climáticas extremas dos anos de 1999 e 2000, quando ocorreu período de precipitação extremamente baixa, seguido por inverno muito rigoroso, foi registrado nos anéis de crescimento em muitos discos analisados nesse trabalho.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MATTOS, Patricia Póvoa de; SANTOS, Andreia Taborda dos; OLIVEIRA, Yeda Maria Malheiros de; ROSOT, Maria Augusta Doetzer. Dendrocronologia de espécies da Floresta Ombrófila Mista do Município de Candói, PR. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 54, p. 153, 2010. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/141. Acesso em: 16 dez. 2025.
Edição
Seção
Notas Científicas
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença