Caracterização da estrutura e da dinâmica de um remanescente de Floresta Ombrófila no Planalto Catarinense
Palavras-chave:
Floresta Ombrófila Mista, parcelas permanentes, fitossociologia e distribuição diamétricaResumo
O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a estrutura e a dinâmica de um remanescente de FOM. Para isso, analisaram-se dados obtidos de dez parcelas permanentes (25 m x 100 m), instaladas na Reserva Florestal Embrapa-Epagri, Caçador, SC, em áreas onde se constata a predominância da Araucaria angustifolia.Todos os indivíduos com CAP 60 cm foram medidos e identificados. A coleta de dados foi realizada anualmente entre 2004 e 2007, caracterizando-se a dinâmica para este período. A análise da estrutura se deu a partir da aplicação de parâmetros e índices fitossociológicos, além da avaliação da distribuição diamétrica. Foram verificadas 41 espécies, distribuídas em 24 famílias. As espécies que apresentaram maior valor de importância ampliado foram Araucaria angustifolia, Ocotea porosa, Cupania vernalis, Capsicodendron dinisii e Matayba elaeagnoides. A curva de distribuição do número de árvores por classe de diâmetro apresentou a forma de "J" invertido. O índice de diversidade de Shannon-Weaver (H') para as espécies e famílias foi de 2,54 e 2,22, respectivamente. Grande parte das espécies apresentou distribuição uniforme, de acordo com o Índice de
McGuinnes. O Índice de similaridade de Jaccard praticamente não ultrapassou valores > 50 %. O estudo da dinâmica revelou baixos incrementos em diâmetro e taxas de mortalidade superiores à s de ingresso.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LINGNER, Débora Vanessa; OLIVEIRA, Yeda Maria Malheiros de; ROSOT, Nelson Carlos; DLUGOSZ, Fernando Luís. Caracterização da estrutura e da dinâmica de um remanescente de Floresta Ombrófila no Planalto Catarinense. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 55, p. 55, 2010. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/119. Acesso em: 18 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença