Avaliação da qualidade do carvão vegetal de Qualea parviflora
Palavras-chave:
Pyrolysis, Correlations, Sampling, ModelsResumo
Os objetivos desse trabalho foram verificar a influência da posição longitudinal de amostragem em Qualea parviflora Mart. na qualidade do carvão vegetal e as relações estatísticas entre as variáveis mensuradas nesse biocombustível. Foram avaliadas cinco árvores das quais foram retirados discos de 5 cm de espessura na base, DAP (1,30 m), meio e topo. A madeira foi carbonizada em uma mufla, considerando a taxa de aquecimento de 1,67 ºC min-1. Foram contabilizados os rendimentos em carvão, em líquido pirolenhoso, em gases não condensáveis e em carbono fixo e os teores de materiais voláteis, carbono fixo e cinza, além da densidade relativa aparente do carvão. Na avaliação do experimento utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições, tendo como fator de variação as posições de amostragem. Foram avaliadas as correlações lineares simples entre as características mensuradas e propostos modelos estatísticos. O carvão de Qualea parviflora apresentou grande potencial energético. Não foi constatada influência significativa da posição longitudinal de amostragem na qualidade do carvão. Deve-se considerar o teor de carbono fixo, o rendimento gravimétrico e o teor de materiais voláteis como as principais características relacionadas ao poder calorífico superior do carvão vegetal avaliado.
doi: 10.4336/2011.pfb.31.68.295
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença