Manejo florestal de uso múltiplo: uma alternativa contra a extinção com Floresta com Araucária?
Palavras-chave:
Floresta Ombrófila Mista, ordenação florestal, pequena propriedade rural, sistema silvicultural de seleção.Resumo
O artigo defende a adoção do manejo florestal de uso múltiplo como forma eficaz de reverter atendência de fragmentação e degradação da Floresta Ombrófila Mista (FOM) ou Floresta de Araucária, considerada em perigo de extinção pela gradual conversão de uso do solo na sua região de ocorrência natural. Apresenta-se a evolução do conceito de manejo florestal com as mudanças de paradigma observadas na sociedade, como a sustentabilidade e o enfoque sobre múltiplos bens e serviços produzidos pela floresta, além dos madeireiros. São discutidas as tendências da sociedade no sentido de privilegiar políticas preservacionistas e os entraves à adoção de práticas de manejo florestal na FOM. Na análise das causas da baixa expressão do componente florestal nos ingressos da pequena e média propriedade rural, conclui-se que a pobreza é um fator determinante.
Propõe-se o manejo da Floresta de Araucária, apoiado em métodos de ordenação florestal, como forma de
garantir a melhoria da floresta em termos de estrutura, composição florística, manutenção da capacidade de
reprodução e perpetuação das espécies, além de ordenar os recursos florestais (madeireiros e não-madeireiros) de forma a atingir uma produção com rendimento sustentado. Também são descritas as principais características do método de ordenação por talhões e o sistema silvicultural de seleção.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ROSOT, Maria Augusta Doetzer. Manejo florestal de uso múltiplo: uma alternativa contra a extinção com Floresta com Araucária?. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 55, p. 75, 2010. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/121. Acesso em: 18 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença