Ações de recuperação em área degradada por fogo em Floresta Ombrófila Mista: resultados parciais
Palavras-chave:
Áreas degradadas, fogo, Foresta Ombrófila Mista.Resumo
O presente trabalho relata as ações iniciais desenvolvidas em um remanescente de Floresta com Araucária, que sofreu perturbação por fogo, no qual se pretende favorecer a recomposição da cobertura florestal por meio do plantio de sementes e mudas de Araucaria angustifolia (pinheiro) e Ocotea porosa (imbuia). A área de estudo localiza-se na Estação Experimental de Caçador, Município de Caçador, SC. A distribuição das espécies sobre a área ocorreu de forma sistemática, com o plantio em linhas, respeitando-se o espaçamento de 5 m x 5 m entre indivíduos de mesma espécie. Foram plantados na área 123 indivíduos de araucária e 96 de imbuia, somandose aos 35 indivíduos adultos remanescentes. Para a araucária, inicialmente, efetuou-se o plantio por sementes, sendo necessário fazer o replantio com mudas devido ao ataque de Cebus apella nigritus (macaco-prego) às plântulas recém germinadas. Para a imbuia, o plantio foi efetuado por meio de mudas, sendo constatados, inicialmente, alguns danos causados por formigas e lagartas. Na atual fase de pesquisa estão sendo realizadas análises de sobrevivência e adaptação das mudas plantadas, assim como a coleta e compilação de dados em um Sistema de Informações Geográficas. Na sequência, pretende-se realizar a coleta de dados e análises referentes ao aparecimento de regeneração natural de espécies com importância comercialDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-06-2010
Como Citar
ROSOT, Nelson Carlos; DLUGOSZ, Fernando Luís; ROSOT, Maria Augusta Doetzer; KURASZ, Gilberto; OLIVEIRA, Yeda Maria Malheiros de Oliveira. Ações de recuperação em área degradada por fogo em Floresta Ombrófila Mista: resultados parciais. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 55, p. 23, 2010. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/114. Acesso em: 13 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença