Equação de volume e relação hipsométrica para plantio de Ocotea porosa
Palavras-chave:
Manejo florestal Floresta, Ombrófila Mista, Equação de volumeResumo
Conhec
er o volume de madeira de uma floresta é de extrema relevância. Equações de volume para espécies da Floresta Ombrófila Mista se restringem quase que exclusivamente a araucária. Equações de volume para imbuia Ocotea porosa (Nees & Mart.) Barroso são inexistentes. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver equação de volume e relação hipsométrica para árvore individual de Ocotea porosa na região de Rio Negro, PR. Foram derrubadas 12 árvores, com DAP entre 3,98 cm e 43,13 cm e altura entre 5,1 m e 20,4 m. Foi feita cubagem rigorosa de cada uma das árvores. Para desenvolvimento da equação de volume, foram testados onze modelos matemáticos. Os critérios utilizados para a seleção da melhor equação foram o coeficiente de determinação ajustado, o erro padrão da estimativa em porcentagem, o valor de F calculado e análise gráfica de resíduos. O modelo de Kopezky-Gehrart apresentou alto coeficiente de determinação ajustado (0,97), baixo erro padrão da estimativa (16,7%) e alto valor de F calculado (382,6), com boa distribuição de resíduos. Os resultados obtidos indicam que o modelo pode ser utilizado para quantificação de volume com casca, o que é muito importante em conjunto com outras informações, para tomada de decisão no manejo florestal.
doi: 10.4336/2012.pfb.32.69.13
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença