Política de uso de inteligência artificial (IA)
Autores:
- A PFB permite o uso de ferramentas de Inteligência Artificial pelos autores para aperfeiçoamento textual, correção ortográfica e gramatical e gerenciamento e normalização de citações e referências.
- É vedado o uso de ferramentas de IA na produção de conteúdo autoral. Os autores são sempre os responsáveis pelo conteúdo autoral dos manuscritos submetidos.
- É vedado o uso de ferramentas de IA na manipulação e geração de imagens de terceiros.
- Todo o conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) deve ser cuidadosamente supervisionado e aprovado pelos autores, que permanecem totalmente responsáveis pelo conteúdo do manuscrito, mesmo quando ferramentas de IA são empregadas.
- Os autores que utilizarem ferramentas de IA devem preencher, na Carta ao Editor e no campo específico do manuscrito, a Declaração de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de preparação do texto. Os autores devem especificar claramente quais ferramentas foram utilizadas e em quais tópicos do manuscrito elas foram aplicadas.
--------------------------------------------------------------------------------
Editores e Revisores
Esta revista não permite o uso de IA generativa ou tecnologias assistidas por IA, como ChatGPT ou serviços semelhantes, por revisores ou editores no processo de revisão de manuscritos.
- Os editores e revisores podem usar ferramentas de IA para auxiliar no processo de detecção de plágio, verificações de consistência de referências e identificação de inconsistências que possam surgir do uso de IA pelos autores.
- Os editores e revisores que optarem por usar ferramentas de IA devem informar tal uso em seus pareceres de avaliação.
--------------------------------------------------------------------------------
Colombo, 8 de dezembro de 2025



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença