Influência de calagem e adubação fosfatada no crescimento inicial de eucalipto e nos níveis críticos de P
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.72.401Palavras-chave:
Solo, Tecido, Nível crítico, Eucalyptus dunniiResumo
O efeito da aplicação combinada de calagem e adubação fosfatada nos níveis críticos do solo e da planta em Eucalyptus dunnii foi estudado em condições de vaso. Os tratamentos consistiram na combinação de três níveis de calagem (C0, sem calagem; C1/2, metade da dose para elevar o pH em água a 5,5 pelo método do pH SMP; C1, dose para elevar o pH em água a 5,5 pelo método do pH SMP) e cinco doses de fósforo (0; 50; 150; 300 e 600 mg de P kg-1 de solo). O experimento foi conduzido por 67 dias em casa de vegetação não climatizada, utilizando um Cambissolo Húmico Ta Alumínico Típico. As maiores produções de matéria seca da parte aérea foram observadas no maior nível de calagem. Os níveis críticos de P no solo e na massa seca da parte aérea diminuíram com o aumento do nível de calagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Shizuo Maeda, Itamar Antonio Bognola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.