Componentes de variância e herdabilidade do peso de sementes de pupunha (Bactris gasipaes Kunth.)
Palavras-chave:
Efeitos aditivos, Ganhos genéticosResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar o performance de sementes de matrizes de pupunha e efetuar estimativas de valores genéticos (efeitos aditivos e efeitos de dominância) e herdabilidade no sentido amplo para a característica peso de sementes colhidas em 40 matrizes. Foi estimada apenas a herdabilidade no sentido amplo, pois grande parte da característica germinação é influenciada apenas pelo genótipo do progenitor feminino. A análise de variância mostrou difererenças altamente significativas para peso de sementes. A estimativa da herdabilidade no sentido amplo foi de 0,95. Os valores genéticos acumulados nas dez melhores matrizes variaram de 1,73 a 0,25, enquanto os ganhos genéticos acumulados percentuais variaram de 68 a 23%, evidenciando a presença de variabilidade genética para peso de sementes e que esta é uma característica potencialmente relacionada com desenvolvimento precoce que poderá ser considerada em trabalhos de seleção.
Downloads
Referências
RESENDE, M. D. V. de; OLIVEIRA, E. B. de. Sistema Selegen: seleção genética computadorizada para o melhoramento de espécies perenes. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 32, n. 9, p. 931-939, 1997.
YUYAMA, K.; CHAVEZ-FLORES, W. B. Comportamento de progênies de meioirmãos de pupunheira (Bactris gasipaes, Kunth.). Revista Brasileira de Fruticultura, v. 18, n. 1, p. 93-98.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.

 
						




 
  
  Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença
 Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença 