Caracterização espectroscópica (RPE e DRIFT) das frações húmicas durante a compostagem de lodo de fábrica de papel e serragem
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.70.01Palavras-chave:
Substâncias húmicas, UV-vis, HumificaçãoResumo
The spectroscopic characteristics (DRIFT, UV-visible and EPR) of As características espectroscópicas (DRIFT, UV-visível e RPE) das frações húmicas foram estudadas durante a compostagem de serragem e lodo de fábrica de papel. A espectroscopia de infravermelho (DRIFT) revelou um composto rico em hidroxilas, carboxilatos, alquilas e carboidratos. A fração alifática está concentrada nos ácidos húmicos e na humina. A diminuição da razão E4/E6 durante a compostagem indica um aumento de cadeias orgânicas com ligações duplas conjugadas. Esta redução corresponderia a uma diminuição do teor de lignina e/ou a formação de porfirinas. O RPE mostrou que a humina apresenta a concentração mais alta de radicais livres e a menor concentração de Fe3+ livre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Claudia Maria Branco de Freitas Maia, Cristiane Regina Budziak Fukamachi, Alessandro Piccolo, Antonio Sálvio Mangrich

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.