Condutância estomática, fotossíntese, luz, temperatura, transpiração
Palavras-chave:
Condutância estomática, fotossíntese, luz, temperatura, transpiraçãoResumo
Neste estudo preliminar foram determinadas as propriedades ecofisiológicas de plantas femininas e masculinas da erva-mate (Ilex paraguariensis St.Hil.) cultivadas no campo. Fluxo de fótons ativo na fotossíntese (PPFD), condutância estomática (gs), fotossíntese liquida (A), transpiração (E) e temperatura foliar (Tl) foram avaliados em um ciclo bienal de produção: no verão (janeiro e fevereiro) durante o período de maturação dos frutos quando ocorre pausa no crescimento; na primavera (novembro) e no outono (março a junho) durante emissão de novas brotações. As medições foram efetuadas em diferentes posições na copa (interior, exterior e ponteiras). Resultados indicam existência de dimorfismo sexual fisiológico na espécie. A condutância foi superior nas plantas femininas, exceto nas ponteiras. A e E foram superiores na parte exterior do terço médio das copasdas plantas femininas. Foi detectada sazonalidade na troca gasosa, com os maiores valores registrados na época de emissão de novas brotações e menores durante a fase de maturação dos frutos. Observaram-se correlações positivas entre trocas gasosas e PPFD. A e E correlacionaram-se positivamente com a gs, tanto para plantas masculinas quanto femininas. A estratégia funcional das plantas fêmeas, com o propósito de finalização do processo de reprodução, é de proporcionar o aumento relativo da fotossíntese e da transpiração das folhas sombreadas por intermédio de um maior valor de gs, quando comparado com indivíduos masculinos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-06-2010
Como Citar
RAKOCEVIC, Miroslava; MEDRADO, Moacir José Sales; LAVORANTI, Osmir José. Condutância estomática, fotossíntese, luz, temperatura, transpiração. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 54, p. 37, 2010. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/127. Acesso em: 11 fev. 2026.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença