Sistemas Silvipastoris como Apoio ao Desenvolvimento Rural para a Região Sudoeste do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Pecuária extensiva, produção florestal, sistema silvipastoril, avaliação econômica, Eucalyptus grandisResumo
Foi realizada a análise da viabilidade econômica de diferentes sistemas de produção de madeira de eucalipto (Eucalyptus grandis Hill ex. Maiden) em duas propriedades rurais, no Município de Alegrete, RS. A análise econômica considerou a comparação entre um sistema tradicional de pecuária da região e dois sistemas alternativos de conversão da área de pecuária para plantios homogêneos de eucalipto em duas densidades com 2.222 e 1.111 árvores.ha-1 e dois sistemas silvipastoris: com 1.000 e 500 árvores.ha-1. A análise dos resultados foi realizada a partir da determinação da Taxa Interna de Retorno (TIR) e da sua comparação com a Taxa Mínima de Atratividade (TMA). As alternativas com e sem o valor da terra foram avaliadas considerando uma variação do preço (aumento e diminuição de 5%) e do volume da madeira (aumento e diminuição de 10%). Considerando o valor da terra, todas as alternativas analisadas apresentaram TIR inferior a TMA (3,72%). A análise de sensibilidade mostrou que, havendo aumento do preço e do volume de madeira, a maioria das alternativas com desbaste apresentou TIR superior a TMA, exceto a alternativa do sistema silvipastoril com 500 árvores.ha-1. Dessa forma, a implantação do componente florestal na propriedade rural, quando não se considerou o valor da terra, apresentou-se economicamente viável para o produtor rural.
doi: 10.4336/2009.pfb.60.27
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença