Produção de Palmito de Pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) sob Diferentes Densidades de Plantio
Palavras-chave:
Pupunha, palmito, ParanáResumo
No Estado do Paraná, a região litorânea apresenta-se como potencial ao plantio da pupunheira para palmito, devido as suas condições climáticas serem favoráveis ao desenvolvimento da espécie. Nessa região, no final de 2004, o número de mudas plantadas de pupunha para a produção de palmito, em pequenas propriedades rurais, girava em torno de um milhão, o eqüivalente a uma área plantada de 200 ha. Esse fato credencia a espécie como alternativa de produção sustentável e economicamente viável, Ã medida que as populações naturais de juçara (Euterpe edulis) vão se esgotando. Este trabalho teve como objetivo avaliar, aos 24 e 39 meses de idade, a produção de creme de palmito e de vidros com palmito em toletes, em rodelas e em picados, em plantios submetidos a diferentes densidades de plantas e classes de solo. Para tanto, em março de 2001, foram instaladas duas áreas experimentais localizadas nos km 7 e km 10 da estrada Alexandra-Matinhos, Município de Paranaguá, PR. O delineamento estatístico usado foi o de blocos ao acaso com parcelas de 100 plantas, quatro tratamentos e seis repetições. Os tratamentos foram constituídos pelos seguintes espaçamentos/densidade de plantas: 3 m x 1 m (3.333 plantas/ha); 2 m x 1 m (5.000 plantas/ha); 1 m x 1 m x 1,5 m (6.666 plantas/ha) e 1 m x 1 m x 2 m (8.000 plantas/ha). Os resultados obtidos permitiram concluir que: (i) a produtividade de creme de palmito de pupunheira, de vidros com palmito em toletes, em rodelas e em picados aumenta em função do número de plantas por hectare; (ii) a realização de novos cortes nas áreas trabalhadas permitirão definir a densidade ideal de plantas por hectare para a produção de creme de palmito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
NEVES, Edinelson José Maciel; SANTOS, Ãlvaro Figueredo dos; LAVORANTI, Osmir José; MARTINS, Emerson Gonçalves. Produção de Palmito de Pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) sob Diferentes Densidades de Plantio. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 51, p. 57, 2011. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/227. Acesso em: 18 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença