Hypsipyla grandella em Mogno (Swietenia macrophylla): Situação Atual e Perspectivas
Palavras-chave:
Broca do ponteiro do mogno, broca das Meliaceae, Cedrela odorata, manejo integrado de pragasResumo
A madeira de mogno, Swietenia macrophylla King, é valorizada no mercado internacional por sua beleza e durabilidade para fins nobres, como mobiliários e decoração. Quaisquer tentativas de plantios comerciais dessa espécie de modo a reduzir a pressão exercida pela sua exploração seletiva invariavelmente fracassam devido à incidência da broca do ponteiro do mogno, Hypsipyla grandella (Zeller). Embora alguns trabalhos tenham obtido relativo sucesso em apresentar técnicas de controle sob aspectos pontuais, ainda não foi estabelecida uma estratégia de manejo integrado que seja prática, econômica e eficiente para H. grandella no Brasil. Este trabalho tem como objetivo rever e atualizar informações sobre o inseto e seu hospedeiro, além de indicar as áreas de pesquisa mais promissoras para o seu controle em plantios de S. macrophylla no País. As estratégias de controle de H. grandella mais recomendadas são o uso da resistência da planta, manejo silvicultural, uso de semioquímicos e controle biológico, nas quais há necessidade de incentivos a pesquisas de longo prazo. Ensaios de resistência natural de procedências de S. macrophylla devem ser incentivados, devido à s extensas áreas com reservas naturais no Brasil.
Doi: 10.4336/2009.pfb.59.45
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença