Comunidade de Formigas Arborícolas Associadas ao Pequizeiro (Caryocar brasiliense) em Fragmento de Cerrado Goiano
Palavras-chave:
Interação formiga-planta, ecologia de comunidade, riqueza de espécies, Formicidae.Resumo
Comunidade de formigas arborícolas associada a pequizeiros (Caryocar brasiliense Camb.) situados em fragmento de cerrado goiano (Goiás, Brasil) foi amostrada em tronco dessas plantas, usando iscas à base de sardinha e óleo de soja. No decorrer de um ano, nas quatro estações climáticas, coletas consecutivas de formigas foram realizadas. Um total de 32 espécies foi coletado durante o período de estudo. Myrmicinae e Formicinae foram as subfamílias mais freqüentemente encontradas. Foi verificada diferença significativa na composição da comunidade de formigas arborícolas ao longo das estações climáticas investigadas. Não foi verificada correlação significativa entre a altura e o diâmetro da copa das árvores e a riqueza de espécies de formigas arborícolas associadas ao pequizeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.