Propriedades físicas, químicas e mecânicas da madeira de cedro australiano cultivado em Corupá, SC
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.523Palavras-chave:
Espécie exótica, Resistência, Estabilidade dimensional, Extrativos, Toona ciliataResumo
O cedro australiano (Toona ciliata M. Roem) é uma espécie de elevado valor comercial, com características similares ao mogno e cedros nativos, que vem se destacando em plantios florestais no Brasil, cuja madeira produzida deve ser alvo de pesquisas tecnológicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades físicas, químicas e mecânicas desta espécie em plantio com 18 anos. Foi observada massa específica baixa (0,330 g cm3), estabilidade dimensional média baixa (anisotropia: 2,22), teor de extrativos elevado (10,33%) e propriedades mecânicas moderadas: MOR e MOE Ã flexão: 498 kgf cm-2 e 66.163 kgf cm-2; MOR e MOE Ã compressão paralela: 258 kgf cm-2 e 100,813 kgf cm-2; cisalhamento: 82 kgf cm-2, e dureza média: 208 kgf.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.