Correlações Fenotípicas entre Características de Sementes de Matrizes de Pupunha (Bactris Gasipaes Kunth.)
Palavras-chave:
Beneficiamento, GerminaçãoResumo
O presente trabalho verificou a magnitude das correlações fenotípicas entre peso, diâmetro e comprimento de sementes de matrizes de pupunha, que poderá servir de subsídio ao planejamento de métodos de beneficiamento de sementes que considerarão estas características da semente. O experimento foi instalado em blocos ao acaso, oito repetições, com três matrizes (31, 65 e 80) dispostas em parcelas de 25 sementes, totalizando 600 sementes. Foram mensuradas as características de peso, diâmetro e comprimento das sementes.A análise de variância mostrou diferenças altamente significativas entre progênies. A maior correlação foi detectada entre peso e diâmetro (0.86),seguida de peso x comprimento (0.66) e diâmetro x comprimento (0.47), o que permite classificar sementes de pupunha por peso ou diâmetro.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.