Dinâmica da germinação de sementes de progênies de populações de imbuia (Ocotea porosa Nees et Martius ex. Nees, Lauraceae) do Paraná e de Santa Catarina
Palavras-chave:
Conservação, GermoplasmaResumo
A imbuia (Ocotea porosa Nees et Martius ex. Nees, Lauraceae) é uma espécie ameaçada de extinção e, por isto, a Embrapa Florestas iniciou em 2003 um programa de conservação ex-situ que tem compreendido a coleta de germoplasma de quatro populações desta espécie (Colombo, Bocaiuva - Estado do Paraná, Canoinhas e Caçador - Estado de Santa Catarina). Foi adotada a quebra de dormência tegumentar das sementes com ácido sulfúrico a 70% por três minutos, obtendo-se baixos indices de germinação que variam de 9,70% a 18,19%, de junho a outubro de 2003, atribuídos ao ácido sulfúrico. Sementes das procedências Bocaiuva e Caçador, não submetidas a nenhum método para a quebra de dormência, apresentam altos índices de germinação ao longo do tempo, cujas médias foram de 47% para Caçador e de 71% para Bocaiuva. A dinâmica de germinação das sementes de Caçador mostrou expressivo aumento na germinação do sexto para o sétimo mês pós-semeadura. A germinação ocorreu após 200 dias a partir da semeadura, variando bastante entre progênies e entre procedências, evidenciando a necessidade de trabalhos posteriores de seleção de progênies com alto poder de germinação e germinação precoce, visando a germinação até no máximo 100 dias pós-semeadura.
Downloads
Referências
CARVALHO, P. E. R. Espécies Florestais brasileiras: recomendações silviculturais, potencialidades e uso da madeira. Colombo: EMBRAPA-CNPF; Brasília: EMBRAPA-SPI, 1994, 639 p.
FOWLER, J. A. P.; TOMASCHITZ, A. A umidade de segurança para sementes de imbuia. Colombo: Embrapa Florestas, 2002. 2 p. (Embrapa Florestas. Comunicado Técnico, 70).
SILVA, J. A. da; SALOMÃO, A. N.; GRIPP, A.; LEITE, E. J. Phytosociological survey in Brazilian forest genetic reserve of Caçador. Plant Ecology, Dordrecht, v. 133, n. 1, p. 1-11, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.

 
						




 
  
  Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença
 Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença 