Caracterização ecológica e fitoquímica de quatro populações naturais de Maytenus ilicifolia no Estado do Paraná
Palavras-chave:
Espinheira-santa, lignina, tanino, silício.Resumo
A espécie medicinal Maytenus ilicifolia (Mart. ex Reiss.) localiza-se naturalmente sob diferentes condições edafoclimáticas. Isto implica em prováveis mecanismos de adaptação das populações naturais, cujas características químicas podem estar fixadas geneticamente. Este estudo foi desenvolvido para determinar a influência do ambiente sobre a composição fitoquímica de M. ilicifolia. Amostras de plantas foram coletadas em quatro populações naturais localizadas sobre diferentes superfícies geológicas no Estado do Paraná e sob distintas condições de luminosidade (pleno sol, meia sombra e sombra). Os solos foram classificados segundo o Sistema Brasileiro de Classificação. Foram avaliados os teores foliares de N, P, K, Ca, Mg, Fe, Mn, Cu, Zn, Si, Al, lignina, fenóis totais, fenóis não tanantes e taninos, e a massa específica foliar. Os resultados indicam que M. ilicifolia apresenta plasticidade ambiental, ocorrendo em distintas condições de fertilidade e regime hidromórfico dos solos. Também foi observado que é possível controlar a síntese de lignina e taninos em M. ilicifolia por meio da disponibilidade de luz.
doi: 10.4336/2010.pfb.30.61.01
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Maria Izabel Radomski, Leonardo Theodoro Bull

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.