Avaliação temporal dos conflitos de uso do solo na bacia hidrográfica do rio Formoso, Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.83.820Palavras-chave:
Área de preservação permanente, Geotecnologias, ArcGIS, Legislação AmbientalResumo
A importância das áreas de preservação permanente (APP) encontra-se na função ambiental de manter, preservar e conservar os recursos hídricos e ecossistemas existentes nas bacias hidrográficas. Objetivou-se com o presente trabalho delimitar e quantificar as APP´s de cursos d´água e áreas antropizadas nos limites destas na bacia hidrográfica do rio Formoso, TO. As APP's foram delimitadas considerando-se os limites determinados pelo Código Florestal Brasileiro, sendo amostradas as APP´s dos cursos d'água principais de nível hierárquico 4. O traçado manual da rede de drenagem, a delimitação automática das APP´s e a classificação visual dos conflitos de uso do solo a partir de imagens LANDSAT 5 TM dos anos de 1985, 1998 e 2011 foram realizadas no Sistema de Informações Geográficas ArcGIS. Constatou-se que as APP's dos cursos d´água amostradas no presente estudo representam 1,14% (24.491,35 ha) da área de drenagem da bacia do rio Formoso. Para o ano de 1985 quantificou-se uma área de 3.616,48 ha de conflitos de uso do solo na bacia, passando para 3.341,25 ha em 1998 e 3.345,37 ha em 2011. Tendo-se em vista a intensiva expansão agrícola observada na bacia do rio Formoso nas últimas décadas, a retração da área de conflitos de uso do solo entre 1985 e 1998 e sua posterior manutenção, pode ser associada à s alterações na legislação ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-09-2015
Como Citar
CARDOSO DE LIMA FONSECA ALVES, Kaio Cesar; RIBEIRO VIOLA, Marcelo; DE SOUZA, Patrícia Aparecida; GIONGO, Marcos; DE MELLO, Carlos Rogério. Avaliação temporal dos conflitos de uso do solo na bacia hidrográfica do rio Formoso, Tocantins. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 35, n. 83, p. 271–283, 2015. DOI: 10.4336/2015.pfb.35.83.820. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/820. Acesso em: 13 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença