Caracterização da composição química de conserva de palmito de Cordyline spectabilis e da farinha obtida do resíduo após processamento
DOI:
https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.67.265Palavras-chave:
Uvarana, Conserva vegetal, Avaliação nutricionalResumo
A necessidade de novos produtos estimula a utilização de matérias-primas regionais que não são processadas ou que quando o são, é realizado de maneira bastante artesanal, como é o caso da uvarana. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma conserva de palmito de uvarana (Cordyline spectabilis Kunth & Bouché) procedentes do Município de Campo Largo, PR, e com o resíduo obtido do processamento da conserva elaborar uma farinha e determinar a composição nutricional dos dois produtos. Avaliaram-se a composição química dos produtos obtidos e o valor de pH e acidez das conservas, para avaliar o estado de conservação do produto. A conserva apresentou um alto teor proteico (4,68 g 100 g-1) e a farinha um alto teor de fibra alimentar (69,11 g 100 g-1) e ambos os produtos apresentaram um baixo valor calórico (58,39 e 59,72 kcal 100 g-1), respectivamente, o que sugere uma interessante fonte de suplemento alimentar para desenvolvimento de novos produtos alimentícios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Cristiane Vieira Helm, Walter Steenbock, Maria Cristina Medeiros Mazza, Carlos Alberto da Silva Mazza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.