Crescimento e partição da biomassa de mudas de mulungu sob adubação fosfatada e inoculação micorrízica
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.642Palavras-chave:
Matéria seca, Área foliar, Índice de qualidade de DicksonResumo
O objetivo desse estudo foi avaliar o crescimento inicial e partição da biomassa de mudas de mulungu (Erythrina velutina Willd.) submetidas a diferentes doses de fósforo na presença e ausência de fungos micorrízicos arbusculares (FMA´s). Foi utilizado o delineamento experimental em blocos ao acaso, num esquema fatorial 5 x 2, com quatro blocos e três plantas por unidade experimental. Os tratamentos foram compostos pela combinação de cinco doses de fósforo (0, 50, 100, 150 e 200 mg de P.kg de solo-1), utilizando-se como fonte o adubo superfosfato simples, e presença ou ausência de FMA´s. Aos 98 dias após a semeadura (DAS) foram avaliadas as variáveis: altura da parte aérea, diâmetro do colo, número de folhas, índice de conteúdo de clorofila foliar, matéria seca das folhas, caules e raízes, área foliar, índice de qualidade de Dickson e relação altura/diâmetro do colo. A dose de 200 mg.kg-1 de P mostrou- se a mais eficiente para produção de mudas de mulungu, mas com uma diminuição significativa na associação biológica dessa espécie com rizobactérias. A distribuição de biomassa entre os órgãos das mudas não foi alterada entre diferentes doses de P, não havendo benefícios na utilização de FMA´s até aos 98 DAS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-12-2014
Como Citar
LEITE, Tiago de Sousa; FREITAS, Rômulo Magno Oliveira de; DOMBROSKI, Jeferson Luiz Dallabona; LEITE, Moadir de Sousa; RODRIGUES, Mara Raquel de Oliveira. Crescimento e partição da biomassa de mudas de mulungu sob adubação fosfatada e inoculação micorrízica. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 34, n. 80, p. 407–415, 2014. DOI: 10.4336/2014.pfb.34.80.642. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/642. Acesso em: 16 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença