Resistência biológica da madeira tratada de duas espécies de Eucalyptus em ensaio de campo
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.545Palavras-chave:
Tratamento preservativo, Campo de apodrecimento, Perda de massaResumo
A madeira, devido sua origem orgânica, dependendo das condições ambientais que seja exposta, pode ser deteriorada por agentes biológicos. Em vista disto, é extremamente importante que passe por algum tratamento preservativo, com o intuito de aumentar sua vida útil. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a resistência biológica de madeira tratada de Eucalyptus grandis e Eucalyptus cloeziana sob a ação de organismos biodeterioradores em ensaios de campo. Para tanto, foram utilizadas árvores de E. grandis e E. cloeziana, com 16 anos de idade, que foram desdobradas em tábuas e submetidas à secagem ao ar livre para, posteriormente, efetuar-se o tratamento preservativo em autoclave com arseniato de cobre cromatado (CCA). Em seguida, foram confeccionados corpos de prova para realização do ensaio de campo. Observou-se que o tratamento preservativo foi eficiente na redução da degradação biológica das madeiras das duas espécies. Comparando-se os resultados obtidos para as duas espécies, observou-se que E. cloeziana possui maior aptidão para ser utilizado em condições adversas ou em contato com o solo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Magnos Alan Vivian, Elio José Santini, Karina Soares Modes, Douglas Edson Carvalho, Weslley Wilker Corrêa Morais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença