Parâmetros biométricos de mudas de sabiá micorrizadas sob níveis de fósforo em Latossolo Amarelo
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.74.467Palavras-chave:
Mimosa caesalpiniifolia, Claroideoglomus etunicatum, Eficiência micorrízicaResumo
Este trabalho teve como objetivo estudar a influência da inoculação do fungo micorrizíco arbuscular (FMA) Claroideoglomus etunicatum e níveis de fertilização fosfatada em substrato de subsuperfície de um Latossolo Amarelo nos parâmetros biométricos em mudas de sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth). O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no município de Bom Jesus no estado do Piauí, de outubro a dezembro de 2011. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso em esquema de fatorial 4 x 3 sendo os fatores: níveis de fósforo (0, 60, 120 e 240 mg dm-3) e tratamentos micorrízicos (sem FMA, com C. etunicatum e com FMAs nativos). Aos 65 dias após a semeadura foram avaliados os parâmetros biométricos altura de planta, diâmetro do coleto, número de folhas, massa seca da raiz e parte aérea, comprimento radicular, diâmetro radicular, volume radicular, colonização micorrízica e eficiência micorrízica. Constatou-se que a inoculação com C. etunicatum aumentou o crescimento das mudas de M. caesalpiniifolia em substrato de subsuperfície de Latossolo Amarelo em baixos teores de fósforo. Com a elevação dos níveis de fósforo ocorreu maior crescimento da mudas de M. caesalpiniifolia e diminuição na taxa de colonização radicular por C. etunicatum e FMA nativosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença