A importância das plantações de eucalipto na conservação da biodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.74.435Palavras-chave:
Manejo florestal, Floresta plantada, FaunaResumo
Nas últimas décadas a expansão de plantações de Eucalyptus sp. foi notável no Brasil, destacando-se no cenário mundial. Diversos estudos revelam que tais plantações, especialmente aquelas respaldadas por instrumentos de certificação, podem trazer benefícios de cunho social e ambiental. Este trabalho apresenta dados coletados no período de 2002 a 2011 sobre a riqueza de plantas, aves e mamíferos em fazendas de plantação de eucalipto no Brasil. Discute-se sobre a importância dessas fazendas na conservação da biodiversidade, em que já foram registradas diversas espécies de plantas arbustivo-arbóreas, aves e mamíferos de médio e grande porte, respectivamente. Foi registrada a ocorrência de regeneração de plantas ameaçadas de extinção nos talhões de eucalipto: Araucaria angustifolia, Couratari asterotricha, Buchenavia hoehneana, Dalbergia nigra, Ocotea catharinensis e Ocotea porosa. Quanto à s espécies da fauna ameaçadas de extinção, a águia-cinzenta (Urubitinga coronata), o chauá (Amazona rhodochorytha), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), o tamanduá (Myrmecophaga tridactyla) e a anta (Tapirus terrestris) já foram observados. Plantações florestais e fragmentos compostos por vegetação secundária figurarão entre os principais elementos das paisagens tropicais futuras. Desta forma, não se pode negligenciar a contribuição das plantações de eucalipto na conservação da biodiversidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-06-2013
Como Citar
GABRIEL, Vagner de Araujo; VASCONCELOS, André Antonio; LIMA, Elson Fernandes de; CASSOLA, Heloiza; BARRETTO, Klaus Duarte; BRITO, Mônica Cabello de. A importância das plantações de eucalipto na conservação da biodiversidade. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 203–213, 2013. DOI: 10.4336/2013.pfb.33.74.435. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/435. Acesso em: 16 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença