Estrutura populacional de Pinus elliottii em áreas de regeneração florestal em Juiz de Fora, MG
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.72.367Palavras-chave:
Floresta Atlântica, Invasão biológica, Plantas exóticasResumo
Plantas do gênero Pinus são conhecidas pelo potencial de invasão biológica. O Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi arborizado na década de 1960 com o plantio massivo de Pinus elliottii, e hoje a espécie está alastrada. Neste estudo, realizado no Campus da UFJF, Juiz de Fora, MG foi analisada a estrutura populacional da espécie em dois ambientes de regeneração florestal: aberto (pastagem abandonada) e fechado (floresta secundária). Partiu-se da premissa que o ambiente aberto apresentaria uma população mais estruturada, pela preferência da espécie por áreas abertas. A amostragem foi por parcelas aleatórias (15 parcelas de 5 m x 5 m em cada ambiente), onde foram medidos todos os indivíduos da espécie (árvores: DAP ≥ 5 cm; arvoretas: DAP < 5 cm e H ≥ 1 m; e mudas: H < 1 m). Foram amostrados 93 indivíduos (2480 ind. ha-1) no ambiente aberto e 122 (3253 ind. ha-1) no fechado. Ao contrário do esperado, os ambientes não diferiram quanto aos parâmetros analisados, ambos com populações estruturadas e auto-regenerantes. A ausência de correlações significativas (rs, P > 0,05) com as variáveis ambientais indicou que a competição por recursos com a vegetação nativa não é um problema aparente para a permanência da espécie.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença