Serragem e resíduos de frutos da Amazônia Central para produção de semente-inóculo de Panus strigellus
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.70.07Palavras-chave:
Basidiomicetos, Cogumelo comestível, Lentinus strigellus, Lentinus strigosus, Simarouba amara, Astrocaryum aculeatumResumo
Neste trabalho objetivou-se realizar uma triagem de resíduos de espécies florestais da Amazônia Central para o preparo da semente-inóculo do cogumelo comestível Panus strigellus. Foram testados substratos de serragem de 11 espécies florestais. Em seguida, suplementação com levedura de cerveja, farelos de cereais e resíduos de frutas regionais foram avaliados na relação serragem:suplemento (5:1 e 10:1). O crescimento micelial de P. strigellus ocorreu em todos os substratos formulados com espécies florestais da Amazônia, apresentando potencial de uso na formulação da semente-inóculo e/ou cultivo deste fungo comestível. Entre estes, o substrato formulado com serragem de Simarouba amara promoveu maior crescimento micelial (P < 0,05). A formulação de S. amara suplementado com farelo da casca de Astrocaryum aculeatum (10:1) apresentou a melhor alternativa de suplementação entre os resíduos de frutos regionais. Três tipos de embalagens para o preparo da semente-inóculo foram avaliados e o saco de polipropileno (32×45 cm) foi considerado a embalagem mais adequada. Serragem de S. amara e casca de A. aculeatum são de fácil disponibilidade na região Norte e os resultados demonstram que estes resíduos podem substituir a serragem de Eucalyptus sp. e farelo de arroz comumente utilizado no Sul e Sudeste de Brasil para a produção de semente-inóculo de cogumelos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Ruby Vargas-Isla, Rogério Eiji Hanada, Noemia Kazue Ishikawa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença