Uso do silicato de potássio no controle de oídio em mudas de Eucalyptus benthamii
Palavras-chave:
Silício, Resistência, Oidium eucalyptiResumo
Avaliou-se a efetividade do silicato de potássio (K2SiO3) no controle de oídio em mudas de Eucalyptus benthamii. Quatro tratamentos foram testados: pulverização de K2SiO3 (4 mL L-1) por 7 dias, pulverização de K2SiO3 (4 mL L-1) por 14 dias, pulverização do fungicida epoxiconazole + piraclostrobina (6 mL L-1) por 14 dias e pulverização de água ultrapurificada por 7 dias. Dez mudas com 90 dias de idade foram utilizadas por parcela em três blocos ao acaso. A inoculação foi feita pincelando-se esporos de Oidium eucalypti, retirados de mudas de E. benthamii já infectadas, sobre aspartes superiores de mudas sadias. Aos 150 dias, avaliou-se a severidade da doença e determinou-se a massa fresca (MF) e a massa seca (MS) da parte aérea. Mediu-se o diâmetro do coleto (DC) e altura (H) das mudas aos 120 e 150 dias. Não houve diferenças significativas no incremento em altura das mudas, na relação H/DC e MS. A pulverização de silicato de potássio aos 14 dias apresentou os melhores resultados no incremento do colo, no controle da doença e na diferença entre MS e MF (p < 0,05). O uso de silicato de potássio em intervalos de 14 dias pode ser uma forma de controle do oídio, favorecendo o crescimento da muda de E. benthamii.
doi: 10.4336/2012.pfb.32.69.93
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença