Qualidade da madeira e do carvão vegetal oriundos de floresta plantada em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.78.657Palavras-chave:
Eucalyptus spp., Energia de biomassa, Carbonização, CombustãoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da madeira e do carvão vegetal oriundos de árvores jovens de Eucalyptus spp., bem como verificar a influência da idade e clone no desempenho energético desses combustíveis. Foram amostrados os clones 1277 e 0321 de Eucalyptus spp. em duas idades (46 e 58 meses). Na madeira foram determinadas as características químicas moleculares e elementares, a densidade básica, os estoques de carbono e lignina por volume, as densidades energéticas e os poderes caloríficos (superior e inferior). O carvão vegetal foi produzido em um forno elétrico (mufla) com temperatura final de 450 °C. Foi realizado o balanço de massa e energia das carbonizações, além da avaliação da composição química imediata, densidade aparente e poderes caloríficos do carvão vegetal produzido. O clone 1277, na idade de 58 meses, é o mais indicado para a produção de carvão vegetal siderúrgico e combustão direta da madeira, pois apresentou melhores resultados para a densidade básica, densidades energéticas, estoques de carbono e lignina por unidade de volume e para o teor de lignina da madeira. O efeito clonal e da idade não influenciou os teores de carbono fixo e materiais voláteis, os poderes caloríficos, o rendimento em carvão vegetal e as perdas energéticas da carbonização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Thiago de Paula Protásio, Selma Lopes Goulart, Thiago Andrade Neves, Paulo Fernando Trugilho, Fernanda Maria Guedes Ramalho, Lívia Mara Rodrigues de Souza Brites Queiroz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença