Caracterização energética de pellets in natura e torrificados produzidos com madeira residual de Pinus
DOI:
https://doi.org/10.4336/2015.pfb.35.84.843Palavras-chave:
Densificação, Tratamento térmico, Biomassa florestal, EnergiaResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar pellets torrificados e in natura,produzidos a partir da madeira residual de Pinus, destinados ao uso bioenergético. A compactação da madeira residual de Pinus sp. oriunda de serraria foi realizada em uma peletizadora com matriz plana de 8 mm. As torrefações foram realizadas em forno elétrico, tipo mufla, estabilizado em temperaturas finais de 220 °C e 250 °C por 30 min. Foram determinadas as seguintes propriedades nos pellets: densidades aparente e energética unitárias, densidades a granel e energética do granel, composição química imediata (materiais voláteis, cinzas e carbono fixo), poder calorífico superior e umidade. Observou-se aumento do poder calorífico superior e redução do teor de umidade nos pellets torrificados, contudo, o ganho em valor calórico foi inferior à perda de massa dos pellets após a torrefação, reduzindo assim a densidade energética dos pellets. Os pellets in natura apresentam potencial de comercialização em países europeus, como Alemanha, Ãustria e Suécia. A metodologia utilizada para torrefação não é indicada para o tratamento térmico de pellets. Porém, recomendam-se novas pesquisas sobre torrefação de pellets em uma faixa mais ampla de temperatura e tempo de residência, visando determinar parâmetros que otimizem as propriedade energéticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Thiago de Paula Protásio, Paulo Fernando Trugilho, Humberto Fauller de Siqueira, Isabel Cristina Nogueira Alves de Melo, Carlos Rogério Andrade, José Benedito Guimarães Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença