Liquidambar para produção de madeira no sul e sudeste do Brasil
Palavras-chave:
Procedências, espécie invasora, espécie alternativaResumo
O liquidambar é uma espécie de ampla distribuição natural, abrangendo as regiões leste e sudeste dos Estados Unidos, avançando para o sul, pelo México, até América Central. As propriedades medicinais de sua seiva são conhecidas desde a época da civilização Azteca. Nos Estados Unidos, esta é a espécie folhosa de maior área plantada para fins de produção de madeira. Ela cresce bem em diversos tipos de solo, inclusive em aluviões sujeitos a inundações. Uma con sequência da extensão da sua área de distribuição natural é a ampla variação nos caracteres fenológicos e de crescimento observada em plantios. As procedências mais do norte tendem a cessar os processos de crescimento mais cedo e a iniciar mais tardiamente do que as do sul. Essas variações refletem, diretamente, no padrão de crescimento entre as diferentes origens da semente. Experimentos em vários sítios têm demonstrado o seu alto potencial para produção de madeira nas pequenas propriedades rurais brasileiras. As procedências mais do sul (América Central) demonstraram maior produtividade do que as da América do Norte; as procedências mais promissoras apresentaram produtividade semelhante à dos eucaliptos de rápido crescimento, da ordem de 40 m3/ha.ano. Sua madeira é indicada para múltiplos usos como matéria-prima para celulose, dormentes, madeira serrada para embalagens, estrados, móveis e até como lenha. Porém, um de seus usos mais valorizados é o na produção de lâminas para chapas compensadas. No entanto, o seu cultivo deve ser acompanhado de cuidados especiais devido à natureza invasiva desta espécie. No Brasil, ela produz grande quantidade de semente, com grande probabilidade de germinar e se estabelecer espontaneamente no terreno. Um fator decisivo para esta ameaça é a ausência de predadores naturais como pássaros e roedores que, na sua área de ocorrência natural, coexistem em equilíbrio. Além disso, esta espécie tem a capacidade de regenerar vigorosamente a partir das touças e das raízes adventícias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SHIMIZU, Jarbas Yukio. Liquidambar para produção de madeira no sul e sudeste do Brasil. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 50, p. 127, 2011. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/246. Acesso em: 17 dez. 2025.
Edição
Seção
Notas Científicas
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença