Eficiência do Delineamento Experimental e Capacidade de Teste no Melhoramento Genético da Erva-Mate (Ilex paraguariensis St. Hil.)
Palavras-chave:
Variabilidade espacial, correlação genética, coeficiente de correlação intraclasse na parcelaResumo
A seleção de plantas perenes é efetuada com base no ordenamento dos valores genéticos dos indivíduos candidatos à seleção, obtidos a partir de seus valores fenotípicos, os quais são mais precisos quanto maior for o controle da heterogeneidade ambiental. Assim, o presente trabalho teve por objetivos estudar: 1) a capacidade do teste e a eficiência do delineamento experimental em termos de controle local, por meio da significância do teste F de Snedecor para efeito de blocos; 2) a variabilidade espacial dentro dos blocos por meio do coeficiente de correlação intraclasse entre indivíduos de uma mesma parcela (c2); e 3) a interação genótipo x ambiente dentro do sítio pelo coeficiente de correlação genética entre repetições. Os dados referem-se ao peso de massa foliar obtida aos seis anos de idade, por ocasião da terceira poda, em um teste com 141 progênies de meios-irmãos de erva-mate (Ilex paraguariensis var. paraguariensis), instalado na região de Ivai - PR, no delineamento de blocos ao acaso com dez repetições e parcelas lineares com seis plantas, no espaçamento de 3 x 2 m. Devido a significância do teste F entre blocos e o baixo valor para c2 (0,0799), conclui-se que, tanto o delineamento utilizado, como a capacidade do teste, foram eficientes. Já o ganho genético corrigido para o peso de massa foliar acusou uma perda de 3,48% em função da interação genótipo x ambiente dentro do sítio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
STURION, José Alfredo; RESENDE, Marcos Deon Vilela de. Eficiência do Delineamento Experimental e Capacidade de Teste no Melhoramento Genético da Erva-Mate (Ilex paraguariensis St. Hil.). Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 50, p. 3, 2011. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/236. Acesso em: 17 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença