Produção de Serapilheira e Retorno de Nutrientes de um Povoamento de Taxibranco e de uma Floresta Secundária no Amapá
Palavras-chave:
Liteira, capoeira, recuperação de solos, Amazônia.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a deposição anual e sazonal de biomassa e a concentração e aporte de nutrientes na serapilheira de um povoamento de taxibranco (Sclerolobium aniculatum ogel) e de uma floresta secundária, amboscom nove anos de idade e estabelecidos em área degradada pela agricultura migratória. Foram distribuídos 30 coletores de 1,5 m2 (20 no plantio de taxibranco e dez na floresta secundária) e realizadas coletas mensais da serapilheira. O material recolhido foi seco em estufa e analisado quanto aos teores de N, P, K, Ca e Mg. A deposição anual de serapilheira foi de 9.646 kg/ha no taxi-branco e de 4.474 kg/ha na floresta secundária. A produção de serapilheira foi maior no período de menor precipitação (agosto a novembro), representando 74% e 56% de toda a serapilheira produzida durante o ano, respectivamente para o taxibranco e a floresta secundária. O teor médio de N foi maior na serapilheira do taxi-branco, enquanto que a concentração média de Ca, Mg, K e P foi maior na floresta secundária. O aporte anual de N foi maior no povoamento de taxi-branco (117,0 kg/ha) que na floresta secundária (51,4 kg/ha); Ca foi maior na floresta secundária (41,3 kg/ha) que no taxi-branco (26,4 kg/ha); e Mg, K e P foram similares nas duas áreas. A recuperação de solos utilizados pela agricultura migratória deverá ser mais eficaz em florestas secundárias enriquecidas com taxibranco, por associar espécies com características diferenciadas de deposição de serapilheira, fixação de N e ciclagem de nutrientes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MOCHIUTTI, Silas; QUEIROZ, José Antonio Leite de; MELÉM JUNIOR, Nagib Jorge. Produção de Serapilheira e Retorno de Nutrientes de um Povoamento de Taxibranco e de uma Floresta Secundária no Amapá. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 52, p. 3, 2011. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/201. Acesso em: 16 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença