Baixando à Terra: uma análise crítica de um projeto de comercialização de produtos florestais não madeireiros em uma comunidade da Amazônia Oriental
DOI:
https://doi.org/10.4336/2011.pfb.31.66.131Palavras-chave:
Amazônia brasileira, Desenvolvimento-conservação, Manejo florestal comunitário, População dependente da floresta, Produtos florestais não madeireirosResumo
Muitas organizações governamentais e não governamentais (ONGs) investem esforços consideráveis para apoiar as populações dependentes da floresta, na extração e comercialização de produtos florestais não madeireiros (PFNM), para gerar ganhos econômicos de forma ecologicamente sustentável. Porém, o sucesso destes esforços agora tem sido bastante modesto, sendo que muitas das iniciativas que recebem apoio externo são abandonadas quando o apoio acaba. Este artigo é uma reflexão crítica sobre as expectativas e as preocupações que surgem deste tipo de projetos de desenvolvimento, analisando em profundidade um projeto para a comercialização de óleos vegetais pela comunidade de Pedreira, situada na Amazônia Oriental Brasileira, que tem recebido apoio intensivo por parte do governo. O estudo explora as motivações das famílias que participaram do projeto, a forma como o projeto influenciou nos processos de produção e quais foram os benefícios para as famílias participantes assim como as consequências globais para toda a comunidade. Os resultados revelam que o projeto de comercialização de PFNM analisado, baseado em expectativas exageradamente otimistas, investiu fortemente na reorganização dos esquemas de produção locais, sem considerar adequadamente a realidade sócioambiental, as capacidades e interesses das comunidades. Como consequência, o modelo sócio-produtivo proposto não necessariamente teve efeitos significativamente interessantes para todos os atores locais e até causaram prejuízos para eles.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Cristina Herrero-Jáuregui, Benno Pokorny, Miguel A. Casado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença