Influência de coberturas verdes de inverno e de sistemas de preparo do solo na produtividade da erva-mate (Ilex paraguariensis St Hil.), em Ponta Grossa, PR
Palavras-chave:
Sistema agroflorestal, Resistência do solo, Consorciação de cultivosResumo
O cultivo da erva-mate consorciado com culturas agrícolas anuais nas entrelinhas visa propiciar uma renda adicional ao produtor e diminuir o custo de implantação da cultura principal. Entre as linhas de erva-mate, espaçadas de 6 m, plantadas em 1994, foram cultivadas, a partir de 1995, sete coberturas verdes de inverno: tremoço azul, ervilhaca peluda, aveia preta, azevém comum, nabo forrageiro, vegetação espontânea e uma mistura de ervilhaca, nabo e tremoço. A partir do verão de 1996, foi cultivada soja em diferentes sistemas de preparo do solo: convencional, cultivo mínimo (subsolagem), tração animal, enxada rotativa e plantio direto. A poda de formação da erva-mate foi realizada em agosto de 1998. A primeira poda de produção foi em agosto de 1999, e a partir desta, bienalmente. Nos anos de 1996 e 2001 coletaram-se amostras de solo para análises químicas e físico-hídricas. Ocorreu diferença significativa na produção de erva-mate, considerando-se os sistemas de preparo, as coberturas verdes de inverno e mesmo a interação destes. A maior produção de erva-mate (5,5 kg/planta) ocorreu com preparo do solo, na entrelinha, sendo realizado por tração animal, a qual se diferenciou estatisticamente dos demais tratamentos, com exceção do sistema convencional de preparo do solo, na colheita efetuada em 2001. O maior rendimento da erva-mate foi alcançado com o uso do tremoço como cobertura verde de inverno (5,8 kg/planta em 2001), e o menor, com o desenvolvimento da vegetação espontânea (3,3 kg/planta em 2001). Foi observado um aumento da resistência do solo à penetração de raízes na linha de plantio da erva-mate quando comparado com a entrelinha, porque não houve preparo do solo naquela.
Downloads
Referências
HAMBLIN, A. P. The influence of soil structure on water movement, crop root growth and water uptake. Advances in Agronomy, v. 38, p. 95-158, 1985.
LOURENÇO, R. S.; MEDRADO, M. J. S. Cobertura morta na produção da erva-mate. Colombo: Embrapa Florestas, 1998. 15 p. (Embrapa Florestas. Circular Técnica, 30).
SCHREINER, H. G. Associação de leguminosas com plantios florestais para cobertura e melhoramento do solo. Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 17, p. 1-12, dez. 1988.
PRAT KRICUN, S. D. Yerba mate: investigación agronomica en la Republica Argentina. In: SEMINÃRIO SOBRE ATUALIDADES E PERSPECTIVAS FLORESTAIS, 10., 1983, Silvicultura da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.): anais. Curitiba: EMBRAPA-CNPF, 1983. p. 82-93. (EMBRAPA-CNPF. Documentos, 15).
VENIALGO, C. A. Labranza. In: CURSO DE CAPACITACION EN PRODUCCION de YERBA MATE, 2., 1994, Cerro Azul. Curso... Cerro Azul: INTA, Estacion Experimental Agropecuaria Cerro Azul, 1995. p. 51-58.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença