Equações para estimativa de volume de madeira para a região da bacia do Rio Ituxi, Lábrea, AM
Palavras-chave:
Equações de volume, manejo florestal, floresta tropicalResumo
A necessidade de quantificação do estoque de matéria-prima florestal, em floresta nativa, conduz para a busca de métodos eficientes de estimativa do volume de madeira, que possibilitem quantificar o estoque presente e futuro de maneira eficiente e precisa. O objetivo desse trabalho foi ajustar modelos matemáticos, para estimativa de volume comercial de madeira, permitindo a determinação do potencial madeireiro de uma região, com maior precisão e menor custo. O estudo foi realizado no Município de Lábrea, AM, em uma área de 6 mil ha, inserida no Projeto de Manejo Florestal Seringal Iracema II. A floresta é predominantemente densa com árvores emergentes, também com ocorrência de Foresta Aberta com bambu e palmeiras. Foram cubadas pelo método Smalian 141 árvores de diferentes espécies comerciais para a estimativa do volume de madeira comercial. As equações obtidas são válidas para os diâmetros entre 50 cm e 140 cm e para florestas com estrutura semelhante; para árvores em pé, devido a sua simplicidade e precisão, a melhor equação foi a de Kopezki-Gehrardt (V=-0,6870 + 0,00103 d²). Para árvores derrubadas ou para estudos de biomassa e estoque de carbono, a equação indicada foi a de Schumacher-Hall (LnV = -9,5452 + 2,12837 Ln(d) + 0,72209 Ln(hc)).
doi: 10.4336/2010.pfb.30.64.283
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença