Caracterização de substratos para produção de mudas de espécies florestais elaborados a partir de resíduos orgânicos
Palavras-chave:
Lodo celulósico, lixívia celulósica, lixívia negro, bagaço de malte, esterco de caprino, características físico-químicas.Resumo
Considerando a necessidade de viabilizar opções de destinação de resíduos das atividades agropecuárias e agroindustriais, caracterizaram-se química e fisicamente resíduos das indústrias madeireira e cervejeira e da caprinocultura previamente compostados, com potencial para utilização como substratos para produção de mudas de espécies florestais. Foram avaliadas as seguintes combinações (v:v): S1) substrato comercial (Plantmax Florestal®) + casca de pínus parcialmente decomposta (CP) (1:1); S2) bagaço de malte + serragem (1:4); S3) lodo celulósico + serragem (1:1); S4) composto do tratamento 3 + CP (1:1); S5) lixívia celulósica + serragem (4:1); S6) lixívia celulósica + serragem (3:2); S7) composto do tratamento 6 + CP (1:1) e, S8) esterco de caprino. As variáveisfísico-químicas avaliadas foram: pH CaCl2, teores de P, C, N, K, Ca, Mg, Al, H+Al, Na; CTC, m e C/N; macroporosidade, microporosidade, densidade de partículas e água disponível. Os substratos formulados com as misturas de Plantmax Florestal® + casca de pínus (1:1); bagaço de malte + serragem (1:4); lodo celulósico + serragem (1:1) misturado com casca de pínus (1:1) e esterco de caprino compostado podem ser utilizados na produção de mudas de espécies florestais tolerantes à acidez, adotando os protocolos de manejo recomendados,
tanto para irrigação quanto para a fertilização.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MAEDA, Shizuo; DEDECEK, Renato Antonio; AGOSTINI, Raul Bortolotto; ANDRADE, Guilherme de Castro; SILVA, Helton Damin da. Caracterização de substratos para produção de mudas de espécies florestais elaborados a partir de resíduos orgânicos. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 54, p. 97, 2010. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/133. Acesso em: 16 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença