Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia
Palavras-chave:
Eucalipto, madeira serrada, metodologia de amostragem, regressão multivariadaResumo
A partir da avaliação de dez características tecnológicas de madeira de eucalipto para fins de serraria e energia, desenvolveu-se procedimento estatístico multivariado para se determinar a sequência de toras a ser amostrada, de forma a representar acumuladamente toda a variação estatística presente na árvore e, com isso, estabelecer a intensidade adequada de amostragem. Neste estudo, foram utilizadas 40 toras oriundas de quatro árvores de Eucalyptus grandis aos 18 anos de idade procedentes de Concórdia, SC. Com o uso de técnicas de regressão multivariada de componentes principais e seleção por etapas, chegou-se à conclusão que amostrandose apenas duas toras, correspondentes à primeira (0,05 m a 2,60 m) e quarta (8,85 m a 11,40 m) posições dentro da árvore, foi possível abranger 99,2 % de toda a variação inicialmente detectada. No caso de optar-se por utilizarapenas uma única tora, a indicação recaiu para a quarta tora da árvore, a qual representou 97,5 % de toda a variação contida nos dados originais. Para a referida população, o procedimento estatístico adotado evidenciou a possibilidade de se reduzir substancialmente os elevados gastos, de tempo e de recursos financeiros, associados a avaliações dessa natureza, sem comprometer a qualidade da informação estatística original contida em todas as toras que seriam convencionalmente amostradas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SANTOS, Paulo Eduardo Telles dos; LAVORANTI, Osmir José; SALANTE, Laurindo. Amostragem de toras de árvores de Eucalyptus grandis selecionadas para finalidades de serraria e energia. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 54, p. 53, 2010. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/130. Acesso em: 16 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença