Proposta para conservação genética da Araucaria angustifolia
Palavras-chave:
Floresta com araucária, planos de restauração, conservação de plantas, fragmentação florestal.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar conceitos genéticos desenvolvidos para conservação e restauração de populações de plantas. Adicionalmente, propõem-se linhas gerais para a conservação da Araucaria angustifolia no Estado do Paraná. Princípios de genética ecológica e ecologia de paisagem estão sendo desenvolvidos para embasar estratégias de conservação e restauração de habitats. Embora não se pretenda que todos os planos sejam estabelecidos com estes princípios, é necessário utilizá-los no embasamento de políticas a serem aplicadas em espécies-chave. Primeiramente, esse trabalho descreve informações sobre a espécie e sua conservação genética. Posteriormente é apresentada uma revisão sobre o impacto da fragmentação florestal nas populações de plantas, em particular as con sequências genéticas. Finalmente, o trabalho apresenta linhas para a conservação genética da Araucaria angustifolia no Estado do Paraná sob princípios de paisagem, múltiplos atores e estratégias pró-ativas para conservação dos recursos genéticos de plantas.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.

 
						




 
  
  Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença
 Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença 