Carta ao Editor
Deve informar (Template):
- Quais as contribuições que justificam a publicação do manuscrito.
- Que todos os autores estão cientes da versão final de publicação e se responsabilizam por seu conteúdo.
- Que o manuscrito é inédito e não se encontra em análise em outro veículo de publicação.
- Em caso de conflito de interesses, será seguida a Política de Ética em Publicações e Plágio da PFB.
- Indicar quem forneceu apoio financeiro para a condução da pesquisa e / ou preparação do artigo e descrever brevemente o papel do (s) patrocinador (es) no desenho do estudo; na coleta, análise e interpretação de dados, na redação do relatório e/ou na decisão em submeter o artigo para publicação. Não tendo fonte de financiamento, informar.
- Caso os dados estejam hospedados em um repositório público, deve ser indicado na carta e no manuscrito o nome do repositório, o número de identificação de dados, a URL direto aos dados e DOI dos mesmos.
- Se o manuscrito é originário de Dissertação ou Tese, indicar o autor, o título, a universidade e o ano de defesa da titulação.
- Deve informar o título do manuscrito, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), endereço(s) institucional(is) e eletrônico(s).
- Informar a contribuição de cada autor.
- Autoria: A lista de autores deve ilustrar com precisão quem contribuiu para o trabalho e como. Na seção "Contribuição dos Autores" constará a contribuição que cada autor individual fez para o manuscrito, empregando-se para isso a taxonomia CrediT. As seis funções de colaboração, as quais deverão ser atribuídas aos autores de acordo com a sua participação, estão descritas na sequência. As contribuições de qualquer pessoa que não atendam aos critérios de autoria devem ser listadas, com a permissão do colaborador, na seção “Agradecimentos” (por exemplo, para reconhecer contribuições de pessoas que forneceram ajuda técnica, coleta de dados, assistência por escrito, ou um diretor de departamento que forneceu apoio geral). Antes de submeter o artigo, todos os autores devem concordar com a ordem em que seus nomes serão listados no manuscrito.
- Conceitualização: Formulação ou evolução de ideias, objetivos e metas de pesquisa abrangentes.
- Análise formal: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados do estudo.
- Investigação: Condução do processo de investigação e pesquisa, especificamente realizando os experimentos ou coleta de dados/evidências.
- Metodologia: Desenvolvimento ou design de metodologia; criação de modelos.
- Supervisão: Responsabilidade de liderança e supervisão para a execução e planejamento da atividade de pesquisa, incluindo tutoria externa para a equipe central.
- Escrita - primeira redação: Redação do manuscrito original.
- Escrita - revisão & edição: Preparação, criação e/ou apresentação do manuscrito, especificamente de análise crítica, comentário ou revisão – incluindo estágios pré ou pós-publicação.
- Indique seis potenciais revisores. Revisores com os quais você tem um relacionamento pessoal ou profissional não devem ser listados, especialmente se esse relacionamento impedir que o revisor apresente uma opinião imparcial sobre o manuscrito. É importante informar um endereço de e-mail para cada revisor.
- Você pode indicar os revisores que não quer que revisem o seu manuscrito, mas será necessário apresentar uma justificativa para cada indicação.
- Quando se tratar de estudos em território brasileiro envolvendo Material Genético ou Conhecimentos Tradicionais Associados, deve ser informado que o manuscrito se encontra em conformidade com as exigências da Lei da Biodiversidade (13.123/2015).
Esse espaço de comunicação pode ser utilizado para justificar a necessidade de páginas adicionais em casos excepcionais.
--------------------------------------------------------------------------------
Atualizado em 21 de novembro de 2024