Hidrogel, calagem e adubação no desenvolvimento inicial, sobrevivência e composição nutricional de plantas híbridas de eucalipto
DOI:
https://doi.org/10.4336/2016.pfb.36.86.990Palavras-chave:
Crescimento, Avaliação nutricional, Gel hidroretentorResumo
Com a premissa de que a utilização de hidrogel associado à calagem e adubação em plantios de eucalipto aumenta a retenção de água e o teor de nutrientes no solo, objetivou-se avaliar a sobrevivência e o desenvolvimento inicial de clones híbridos de Eucalyptus grandis x Eucalyptus camaldulensis, em função da utilização de hidrogel, calagem e adubação. Em um Argissolo Vermelho, foram dispostos os tratamentos: 1) controle, 2) hidrogel, 3) adubação convencional, 4) adubação + calagem, 5) adubação + hidrogel e 6) adubação + calagem + hidrogel. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados, com seis repetições e seis plantas por parcela. Avaliou-se a sobrevivência, a altura, o diâmetro do caule, o teor de macronutrientes na parte aérea e atributos químicos do solo. O tratamento adubação + hidrogel proporcionou maior altura e diâmetro aos 240 dias após o transplante. Contudo, a sobrevivência foi maior no tratamento com adubação convencional. Os resultados indicam a viabilidade do uso de hidrogel. Porém, mais estudos devem ser realizados para comprovação de seus efeitos e recomendação de dosagens adequadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Edinéia Messias Martins Bartieres, Natália Hilgert de Souza Carnevali, Elizeu de Souza Lima, Thiago Oliveira Carnevali, Viviane Mallmann

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.