Potencial e participação das florestas na matriz energética
Palavras-chave:
Energia renovável, Biomassa florestal, Florestas energéticasResumo
Algumas nações têm buscado aumentar a participação de fontes renováveis na sua matriz energética, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Avaliações do potencial da biomassa, inclusive de origem florestal, para geração de energia, tem sido o foco de vários estudos no Brasil e no mundo, concluindo que a biomassa apresenta um forte potencial para geração de energia, com vantagens para a redução da emissão de GEE, sendo de fácil acesso e disponível localmente a custos competitivos em vários países. No Brasil, a madeira para energia tem perdido participação na matriz energética, mas o seu consumo tem aumentado na última década, sendo as regiões Sul e Nordeste as principais produtoras nacionais de lenha, e a Sudeste a principal produtora de carvão vegetal. Para aumentar o potencial de geração de energia de biomassa florestal no país seria necessária a difusão de tecnologias silviculturais e de carbonização para pequenos e médios produtores, além do aumento da área plantada para atender a demanda crescente de madeira para energia no futuro próximo.
doi: 10.4336/2011.pfb.31.68.363
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença