Banco de sementes de áreas em restauração florestal em Aimorés, MG
DOI:
https://doi.org/10.4336/2014.pfb.34.80.437Palavras-chave:
Restauração ecológica, Floresta Estacional Semidecidual, ResiliênciaResumo
Com o objetivo de avaliar o banco de sementes do solo de quatro áreas distintas, submetidas a ações de restauração de diferentes intensidades, coletaram-se 30 amostras de solo superficial de 30 x 25 x 7,0 cm de profundidade em cada área, que foram transportadas para casa de vegetação, a 25 °C e umidade relativa em torno de 70%. As plântulas emergentes foram contabilizadas quinzenalmente durante um ano. Calculou-se a diversidade de Shannon e equabilidade de Pielou. Classificaram-se as espécies de acordo a síndrome de dispersão, forma de vida e categorias sucessionais. Considerando as quatro áreas, emergiram em média 323 indivíduos m-², distribuídos em 26 famílias e 69 espécies. Aproximadamente 31% dos indivíduos amostrados correspondem a Setaria vulpiseta, presente nas quatro áreas. As áreas 1 e 2 apresentam baixa diversidade e baixa dominância ecológica. As áreas 3 e 4 apresentam média diversidade e baixa dominância ecológica. A forma de vida herbácea e a síndrome de dispersão anemocórica foram as que mais se destacaram. O banco de sementes das áreas 1 e 2 apresenta um baixo potencial para auxiliar a restauração florestal. Nas áreas 3 e 4 o banco de sementes revelou um bom potencial de resiliência florestal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-12-2014
Como Citar
GUIMARÃES, Suzanne; MARTINS, Sebastião Venâncio; NERI, Andreza Viana; GLERIANI, José Marinaldo; SILVA, Kelly de Almeida. Banco de sementes de áreas em restauração florestal em Aimorés, MG. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 34, n. 80, p. 357–368, 2014. DOI: 10.4336/2014.pfb.34.80.437. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/437. Acesso em: 14 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença