Caracterização da família Geometridae (Insecta: Lepidoptera) associada a diferentes fragmentos florestais, em Cotriguaçu, MT
DOI:
https://doi.org/10.4336/2013.pfb.33.76.399Palavras-chave:
Synchlora, Semiothisa, Entomofauna, BiodiversidadeResumo
Este trabalho teve como objetivo coletar, identificar e caracterizar faunisticamente a entomofauna de Geometridae no município de Cotriguaçu - MT em diferentes fragmentos florestais. Foram amostrados os seguintes ambientes: plantio de Tectona grandis; plantio consorciado composto por espécies de Ficus spp., Astronium sp., Jacaranda copaia, Syzygium jambolanum e Aspidosperma sp., área de capoeira; mata ripária; e floresta nativa. O período de levantamento ocorreu no período de Julho de 2007 a Junho de 2008. Em cada ambiente foram utilizadas três armadilhas luminosas instaladas a 1,5m do solo, modelo Luiz de Queiroz, ligadas quinzenalmente das 18:00 as 6:00 h. Foram determinados os índices faunísticos de dominância, frequência, abundância e constância. Foram coletados 387 indivíduos, divididos em 10 gêneros e 25 espécies. O ambiente com plantio consorciado foi o que apresentou o maior quantidade de indivíduos coletados. No entanto, a floresta nativa foi o ambiente que apresentou maior número de espécies coletadas e maior índice de diversidade. As espécies Semiothisa sp.3, Synchlora gerularia e Synchlora sp.2 foram dominantes em todos os ambientes estudados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.