Quantificação e modelagem dos macronutrientes em povoamentos de bracatinga
DOI:
https://doi.org/10.4336/2012.pfb.32.69.29Palavras-chave:
Área basal, Modelos matemáticos, Povoamento florestalResumo
quantificação dos nutrientes em ecossistemas florestais é fundamental para verificação da manutenção do fluxo contínuo entre o que é depositado no solo e o que é assimilado novamente pelas plantas. O uso da área basal como ferramenta prática na medição dos povoamentos florestais, faz com que a modelagem no âmbito dos povoamentos seja facilmente aplicável à quantificação de nutrientes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo quantificar e modelar o peso de macronutrientes por hectare nos diferentes compartimentos aéreos. Os dados utilizados foram coletados em 304 parcelas temporárias com diferentes idades em povoamentos de bracatinga (Mimosa scabrella Bentham.), localizados na região metropolitana de Curitiba. Foram avaliados 23 modelos matemáticos para cada compartimento aéreo, dos quais, apenas um modelo por compartimento para todos os macronutrientes foi selecionado e validado, se mostrando apropriado para estimativa dos nutrientes por hectare. Em ordem decrescente, os valores de macronutrientes encontrados na parte aérea dos bracatingais seguiram a sequência de N > Ca > K > Mg > P. Após a exploração da lenha, restaram na área os resíduos contendo 25% de Ca, 32% de Mg, 37% de N, 45% de P e 18% de K.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Andressa Ribeiro, Sebastião do Amaral Machado, Sylvio Péllico Netto, Afonso Figueiredo Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença