Modelo de projeção por classe diamétrica para florestas nativas: enfoque na função probabilística de Weibull
Palavras-chave:
Modelo implícito de projeção, Funções densidade de probabilidade, Florestas multiâneas e heterogêneasResumo
Em 1979 a técnica de modelagem de distribuições diamétricas por funções probabilísticas foi aplicada pela primeira vez por Hyink & Moser na prognose do crescimento e da produção de florestas multiâneas e heterogêneas. Entretanto, atualmente, poucos trabalhos a utilizam no planejamento da produção dessas florestas por desconhecerem a viabilidade operacional da técnica. Sendo assim, esse trabalho visa apresentar uma revisão das características que propiciam a modelagem do crescimento e da produção por classe diamétrica, destacando a importância da dinâmica do recrutamento, mortalidade, sobrevivência, bem como dos atributos populacionais correlacionados à modelagem da distribuição de Weibull, apresentando as particularidades estatísticas utilizadas na modelagem da produção por esse método.
doi: 10.4336/2012.pfb.32.70.93
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença