Criptoméria como espécie alternativa para produção de madeira no Paraná
Palavras-chave:
Cryptomeria japonica, origens, qualidade de sítio, produtividadeResumo
A criptoméria (Cryptomeria japonica (L. F.) D. Don.) é uma espécie alternativa potencial para produção de madeira no Estado do Paraná. Neste estudo, foram comparadas as produtividades de plantios feitos comsementes de várias origens com um material genético existente no País, introduzido de origem desconhecida. Os plantios experimentais foram estabelecidos em três locais, com tipos de solos e precipitações luviométricas
médias anuais distintos. Houve variações entre origens quanto à intensidade de danos causados pelas geadas
e, também, quanto ao crescimento das árvores. Dentre os locais em que foram plantados os experimentos, o maior potencial de produção de madeira de criptoméria foi verificado em Cantagalo, onde o solo é caracterizado como Cambissolo de basalto e há maior precipitação pluviométrica (1.831 mm/ano), em comparação com Rio Negro e Colombo, onde as precipitações são de 1.420 mm e 1.407 mm, respectivamente. As origens de maior potencial
para a produção de madeira, em todos os locais testados, foram das províncias de Nara, Miyagi e Shimane. Essas são de locais com temperatura média anual maior que 12 oC. As de locais mais frios como das províncias de Akita e Toyama apresentaram baixa produtividade no Paraná.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-06-2010
Como Citar
SHIMIZU, Jarbas Yukio; MAIOCHI, Riceli Antunes. Criptoméria como espécie alternativa para produção de madeira no Paraná. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 54, p. 63, 2010. Disponível em: https://pfb.sede.embrapa.br/pfb/article/view/128. Acesso em: 16 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
A Pesquisa Florestal Brasileira (PFB) adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) para todo o seu conteúdo publicado.
- Direitos Autorais: Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos. A revista detém o direito de primeira publicação e o direito de uso sob a licença Creative Commons especificada.
- Edição e Revisão: A PFB se reserva o direito de realizar ajustes nos originais para garantir a conformidade com as normas, ortografia e gramática da língua portuguesa, respeitando sempre o estilo do autor. A versão final será enviada ao autor correspondente para aprovação antes da publicação.
- Compartilhamento e Reuso: A licença CC BY-NC-ND 4.0 permite o compartilhamento do artigo na sua versão original, desde que o devido crédito seja dado à revista e aos autores, e que o uso não tenha fins comerciais. Alterações ou adaptações do conteúdo original não são permitidas.
- Figuras e Ilustrações: O reuso de figuras e ilustrações publicadas na PFB está sujeito à autorização prévia da Embrapa Florestas.
- Isenção de Responsabilidade: As opiniões e conceitos expressos nos manuscritos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores e não da PFB.



Os originais publicados na Pesquisa Florestal Brasileira estão disponibilizados de acordo com uma Licença