Efeito do extrato húmico solúvel em água e biofertilizante sobre o desenvolvimento de mudas de Callophyllum brasiliense
DOI:
https://doi.org/10.4336/2016.pfb.36.86.1024Palavras-chave:
Produção florestal, Guanandi, Bioestimulantes do crescimento vegetalResumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da aplicação de extrato húmico solúvel em água (EHSA), biofertilizante Hortbio® (HORT) e a combinação dos dois produtos sobre o crescimento vegetativo, indicador fisiológico (medida do teor de clorofila) e a capacidade de absorção de nutrientes em mudas de guanandi (Callophyllum brasiliense). A adição isolada ou em conjunto de EHSA e HORT não alterou a altura das mudas, o número de folhas, a matéria seca foliar e radicular e a área radicular e foliar durante a fase inicial de crescimento em viveiro. Entretanto, os teores de clorofila e N total aumentaram significativamente nas mudas que receberam os tratamentos HORT e EHSA+HORT. Além disso, a adição de HORT resultou em maiores teores de S, Zn, B, Mg, Mn e Cu nas plantas, enquanto a aplicação do ESHA aumentou os teores de K, Mg, S e B. Os teores de P e Ca não tiveram seus teores alterados pela aplicação dos tratamentos, mas a adição do EHSA e ESHA+HORT reduziram significativamente a absorção de Cu, Fe, Mn e Zn.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Jader Galba Busato, Daniel Basílio Zandonadi, Izadora Mendes de Sousa, Eduardo Barros Marinho, Leonardo Barros Dobbss, Alan Ribeiro Mól

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A PFB se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A versão final será enviada ao autor correspondente, para aprovação.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Pesquisa Florestal Brasileira.
Os manuscritos podem ser usados após a publicação, sem a autorização prévia da PFB, desde que os créditos sejam dados à Revista.
Alerta: reuso de figuras publicadas na PFB dependem de autorização prévia da Embrapa Florestas.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons (tipo BY-NC-ND).
As opiniões e conceitos emitidos nos manuscritos são de exclusiva responsabilidade dos seus respectivos autores e não da PFB.